Atualização
Manter sua instância da Evolution API atualizada é crucial para segurança, desempenho e acesso a novos recursos. O método de atualização depende de como você inicialmente instalou a API. Este guia cobre os passos para atualizar sua Evolution API usando Docker Compose e NPM.
Atualização com Docker
Se você configurou inicialmente sua Evolution API usando Docker, siga estas etapas para atualizar:
Atualização com Docker CLI
Se sua Evolution API foi instalada inicialmente usando Docker Compose via interface de linha de comando (CLI), e não através do Portainer ou qualquer outra ferramenta de gerenciamento de contêiner, siga estas etapas para atualizá-la:
-
Navegue até o Diretório do Docker Compose: Abra um terminal e vá para o diretório onde seu arquivo Docker Compose (
docker-compose.yml
) está localizado. -
Puxe a Imagem Mais Recente: Atualize a imagem da Evolution API para a versão mais recente executando o seguinte comando:
- Pare e Reinicie os Contêineres: Após puxar a imagem mais recente, pare os contêineres atuais e reinicie-os. Isso pode ser feito usando o seguinte comando:
Atualização com Portainer
Se você está usando o Portainer para gerenciamento de contêineres, siga estas etapas para atualizar sua Evolution API:
-
Acesse o Painel do Portainer: Abra o painel do Portainer em um navegador web.
-
Navegue até Seus Contêineres: Vá para a seção ‘Stacks’ onde seu contêiner da Evolution API está listado.
-
Atualize o Compose:
- Localize o campo
image
na sua configuração do Docker Compose.
- Localize o campo
- Atualize o valor para
atendai/evolution-api:latest
para a versão mais recente, ou useatendai/evolutionapi:v1.x.x
para uma versão específica. - Após fazer as alterações, clique no botão ‘Deploy’ no final da janela de edição do compose.
- Verifique a Atualização: Após recriar o contêiner, verifique se a Evolution API está executando a versão mais recente. Isso pode ser verificado tipicamente através do endpoint de versão da API ou dos logs.
Para ambientes de produção, é recomendável especificar uma versão particular da Evolution API (ex.: atendai/evolution-api:v1.x.x) em vez de usar latest. Esta prática garante estabilidade e previsibilidade, pois protege seu ambiente de produção de problemas potenciais decorrentes de mudanças inesperadas na versão mais recente.
Seguindo esses passos, você pode garantir que sua Evolution API esteja sempre atualizada usando o Portainer.
Atualização com NPM
Atualizar sua instalação da Evolution API via NPM envolve várias etapas para garantir uma transição suave para a nova versão. Aqui está um guia passo a passo:
- Limpar e Parar: Limpe todos os logs do PM2, útil para resolução de problemas após a atualização, e pare temporariamente a Evolution API para aplicar as atualizações com segurança.
- Resetar o repositório local e puxar as atualizações mais recentes: Garanta que seu código local esteja em sincronia com o commit mais recente e baixe as atualizações mais recentes do repositório. Opcionalmente, mude para uma versão específica se não estiver usando a mais recente. É recomendado para ambientes de produção.
- Instalação Limpa: Remova o
node_modules
existente para evitar possíveis conflitos com novas dependências e instale as dependências necessárias do Node.js para a versão atualizada.